terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OS 10 MANDAMENTOS DA SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

 


 
Manter a SEGURANÇA do condomínio é FUNDAMENTAL e ESSENCIAL, uma tarefa que não cabe somente ao sindico, mas, uma obrigação dos condôminos e funcionários. A "Lello Condomínios" Administradora de Condomínios, situada no Estado de São Paulo, lançou um Manual "A Segurança de Seu Condomínio" contendo os 10 mandamentos; devido a importancia deste tema, sempre presente no dia a dia dos condomínios e de todos os cidadãos, estamos inserindo no site, esta valiosa contribuição. 
 OS "10 MANDAMENTOS" DA SEGURANÇA

Para síndicos
1. Checar antecedentes e referências de funcionários antes de contratá-los e manter uma listagem com todas as informações sobre atuais e ex-empregados do condomínio.

2. Comunique com clareza aos funcionários todas as normas e procedimentos de segurança e verifique se as normas estão sendo cumpridas no dia-a-dia.

3. Promova periodicamente a reciclagem e treinamento dos funcionários, visando à segurança do condomínio

4. Faça um planejamento para que haja cobertura de outros funcionários durante períodos de recesso (horários de almoço, por exemplo).

5. Cadastre todos os condôminos com dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos, para facilitar e otimizar o processo de identificação e controle de acessos.

6. Procure conscientizar os demais condôminos quanto à importância de se adotar condutas de segurança. Uma boa dica é abordar o assunto nas assembléias gerais e nos quadros de avisos do condomínio.

7. Estabeleça um sistema padronizado de identificação para todos os visitantes do prédio.

8. Crie um cadastro das empresas que fornecem produtos e serviços ao condomínio e aos moradores.

9. Mantenha bem iluminadas as entradas do condomínio e realize periodicamente uma avaliação das áreas comuns, procurando identificar falhas como portões danificados, luzes queimadas, áreas isoladas e facilidades de acesso.

10. Teste periodicamente alarmes sonoros e luminoso, e verifique o bom funcionamento e velocidade dos portões automáticos.

Para funcionários

1. Sempre peça autorização ao morador, pelo interfone, para a entrada de qualquer visitante. Na dúvida, não permita a entrada e peça apoio a outro funcionário.

2. Nunca forneça informações sobre hábitos de condôminos ou sistemas de funcionamento do condomínio a ninguém.

3. Esteja sempre atento ao que acontece nas imediações do condomínio. Carros parados por um longo período, pessoas estranhas observando o movimento ou qualquer outro fato estranho deve ser comunicado imediatamente ao seu superior.

4. Seja cordial com moradores e visitantes, porém, e em primeiro lugar, cumpra as regras de segurança implementadas no condomínio, mesmo que isso desagrade alguém.

5. Não permita que pessoas estranhas adentrem o portão para conversar com o porteiro ou outro funcionário, pela janela da guarita.

6. Não permitir aglomeração de pessoas em local próximo ao portão de entrada / saída do prédio.

8. Antes de abrir o portão da garagem, procure identificar quem está dentro do veículo.

9. Inteirar-se das diferentes artimanhas utilizadas pelos assaltantes para entrar no prédio.

10. No caso de entregadas em domicilio, como pizza, flores e farmácia, dentre outras, solicitar ao condômino vir receber na portaria.

Para condôminos
1. Sempre participe das assembléias e reuniões, especialmente se um dos temas abordados for a segurança.

2. Elogie e respeite as ações que visem garantir a sua segurança, mesmo quando essas medidas possam representar certo incômodo para você ou aos visitantes.

3. Antes de sair do apartamento, procure observar o movimento na área interna do condomínio, por meio do circuito interno de TV. Havendo qualquer dúvida, comunique-se com a portaria e, caso necessário, chame a polícia.

4. Ao entrar ou sair do condomínio, fique atento para a presença de estranhos nas imediações do edifício, posição de funcionários ou veículos desconhecidos próximos à garagem.

5. Evite acionar portões automáticos a uma longa distância, especialmente se observar a presença de "oportunistas" nas proximidades do prédio.

6. Entre no prédio sempre desacompanhado de visitantes, que devem, obrigatoriamente, passar por um sistema de identificação, impedindo, assim, que moradores possam ser utilizados como reféns para facilitar a entrada de criminosos.

7. Evite deixar cópias de chaves em portarias, guaritas e recepções, assim como em locais "secretos" como batente de portas, embaixo de tapetes ou dentro de vasos.
8. Em hipótese alguma fique conversando com parentes ou amigos em frente ao prédio, especialmente à noite e em locais isolados ou mal iluminados.
9. Sempre tranque todas as portas do apartamento, mesmo durante rápidas saídas, e, principalmente., antes de dormir.
10. Procure conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo, como sinais luminosos, telefonemas e outros códigos de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário